Viva Bethânia, Viva Mangueira.

Há tempos quero me reconciliar com a cantora baiana. Nada mais oportuno,  nessa semana de cinzas, em que a Escola de Samba Mangueira tornou-se campeã inconteste pelas mãos e alma de Bethânia, invadindo de alegria não só corações mangueirenses, mas também de quem a admira com paixão. Vida longa a Bethânia e xô desesperança e qualquer outro sentimento menor.

Essa é uma mensagem de resgate ao justo valor da cantora baiana; um resgate integral, sem dúvidas ou queixas. Pelo contrário, trata-se de arrependimento bloguista. Não exatamente pelo que escrevi sobre a cantora baiana pela ocasião da confusão em que ela se envolveu por conta de um blog financiado com dinheiro público (aqui, aqui e aqui). Fui um dos seus algozes e sobrou tinta para quem me ofendeu direta ou indiretamente. Se pudesse voltar no tempo não teria escrito o que escrevi sobre ela. Não que o conteúdo não possa ter valor. Mas o tom, a empáfia enrustida e tudo o que, em avaliação tardia, desaprovo, me fazem assumir o mea culpa pelo exagero em retórica. Achei que estaria cumprindo um papel vigilante; da moral e do bom costume. E principalmente do meu dinheiro, usurpado por  políticas públicas nada engrandecedoras ao povo povinho brasileiro. No fundo, tudo isso se mistura e fica difícil isolar um fator do outro. A grana move o mundo. Grana não é tudo, mas simboliza muito. Principalmente o sucesso merecido. E isso Bethânia e tantos outros cantores e artistas fazem jus.

Fico feliz com o resgate de minha tolerância oscilante. Os astros, que bom, estão em harmonia perfeita e perene em meu zodíaco tupiniquim. Fico feliz ainda por outro motivo. Escutei há algum tempo que ela, Bethânia, não estaria disposta a participar de um projeto que tivesse grana pública. A vida é assim; todos os dias somos surpreendidos com acidentes e o acaso. E por isso sigo minha trajetória aleatória. Corrigindo-me, aqui e acolá, para não me descolar  de mim mesmo, ficando preso a minha essência. Fique feliz Bethânia; você é tudo de bom. E salve Mangueira!




Comentários

Postagens mais visitadas